quarta-feira, novembro 23, 2005

Conferência no TAGUS PARK



Seminário GAPI

A informação, base do conhecimento, é um elemento determinante na sociedade actual, transmite-se à velocidade da Luz e é partilhável sem limites.

O conhecimento é desenvolvido a partir da informação que detemos e do investimento em actividades de investigação e desenvolvimento (I&D), que importa proteger.

O Estado, através do sistema de propriedade industrial, assegura a protecção destes investimentos, reconhecendo a sua autoria e impedindo a sua utilização indevida mas, em contrapartida, torna patente, ou seja, conhecidos, os resultados da investigação. Desta forma, divulgando mais informação suscita o desenvolvimento de mais conhecimento.

Interessa pois conhecer as fontes da informação, sua organização e formas de acesso, para se poder beneficiar deste excelente instrumento de apoio à inovação, que são as Bases de Dados da Propriedade Industrial.

Marcas, Nomes de Empresas e “Sites” são protegidos e registados por diversas entidades (INPI, RNPC, FCCN).

As Patentes, os Desenhos e os Modelos de Utilidade são também protegidos e registados no INPI. Trata-se de um sistema complexo agora apresentado de forma coerente neste seminário organizado pelo GAPI do Taguspark.

Sem comentários: